O mês de março, para a saúde, tem a cor azul marinho, e simboliza o período de conscientização para prevenção do câncer de intestino. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). O câncer de cólon e reto, …

COLUNA PELO ESTADO: Menos juros, mais educação
COLUNA PELO ESTADO: Menos juros, mais educação

Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados com a União foi apresentada aos governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), esta semana, em Brasília. Eles buscavam convencer o governo federal a recalcular valores bilionários, que pesam nas contas dos estados. No encontro, a vice-governadora Marilisa Boehm e o Secretário …

Progressistas Pet
COLUNA PELO PARANÁ: “Progressistas Pet”

O Paraná vai contar com o primeiro movimento partidário criado para promover políticas públicas e ações que protejam, garantam o bem-estar e a dignidade dos animais. Batizada de “Progressistas Pet”, a iniciativa será coordenada pela vereadora de Londrina, Daniele Ziober. Pioneirismo O “Progressistas Pet” é um movimento partidário pioneiro que está sendo criado aqui no …

COLUNA PELO ESTADO: Agito nas eleições de Balneário Camboriú
COLUNA PELO ESTADO: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para as próximas eleições. Isto porque o prefeito municipal, Fabrício Oliveira, divulgou uma nota à imprensa afirmando que, ao contrário do que foi anunciado, não sairá do PL e também não apoiará a candidatura do deputado estadual Humberto Oliveira (PL) para que o suceda na prefeitura da …

COLUNA PELO PARANÁ: Semana Santa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará na quinta (28) a Operação Semana Santa 2024 no Paraná. Com quatro dias de atividades operacionais, a operação terminará no domingo (31). No Paraná, um canal no WhatsApp da ‘PRF Paraná’ fornece, em tempo real, informações relevantes que impactem diretamente os usuários que transitam pelas rodovias federais no estado. …

Coluna Pelo Paraná: Ideathon 2024
Coluna Pelo Paraná: Ideathon 2024

Nas próximas semanas, o Sistema Faep/Senar-PR vai divulgar detalhes da agenda das edições do Ideathon 2024, no site da Faep-PR, e nos perfis das redes sociais. O Ideathon é um evento focado em ideias inovadoras e que acontece em apenas um dia. A intenção é identificar propostas com potencial de solucionar problemas do agronegócio. Isenção …

Campanha de vacinação
COLUNA PELO PARANÁ: Campanha de vacinação

A Campanha de vacinação contra a Influenza começa na segunda-feira (25) e deve se estender até 19 de abril. Até o momento, a Sesa recebeu 440 mil doses da vacina, que já foram descentralizadas para todas as Regionais de Saúde. Inicialmente, a campanha de vacinação da Influenza atenderá os grupos prioritários, 4.556.962 pessoas que fazem …

União da Vitória deveria ter menos vereadores?
União da Vitória deveria ter menos vereadores?

União da Vitória deveria ter menos vereadores? O assunto entrou em discussão na Câmara no dia 04 deste mês, durante votação do requerimento nº12/24, de autoria do vereador Ricardo Sass e assinado pela vereadora Alandra Roveda, que sugeria que o número de cadeiras no legislativo municipal passasse de 13 para nove, o mínimo permitido pela …

Iguaçu Sub-20 perde terceira partida pelo Campeonato Paranaense
Iguaçu Sub-20 perde terceira partida pelo Campeonato Paranaense

A Associação Atlética Iguaçu entrou em campo pela primeira vez em casa em 2024. Em partida atrasada válida pela segunda rodada do Campeonato Paranaense Sub-20 a Pantera do Vale enfrentou o Londrina. Logo aos seis minutos o tubarão abriu o placar. O Londrina subiu as linhas, marcou pressão e conseguiu recuperar a bola, deixando o …

"No momento certo nós teremos nomes para apresentar", diz deputado Antídio Lunelli
“No momento certo nós teremos nomes para apresentar”, diz deputado Antídio Lunelli

O deputado estadual por Santa Catarina, Antídio Lunelli (MDB), visitou a região da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), oportunidade em que destinou emendas parlamentares. Em Porto União, na quinta-feira, 14, destinou verbas para a infraestrutura e saúde do município. Também participou de reuniões de seu partido para definir o futuro da sigla nas …

Mulheres que fizeram a História
ESPAÇO CULTURAL: Mulheres que fizeram a História

Em sua quarta edição, “Mulheres que fizeram a História“, projeto que homenageia,  in memoriam, na Praça da Mulher, aquelas que se notabilizaram por seu trabalho, atuante nos vários setores da região iguaçuana, foi realizado pela Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), no último 08 de março do corrente ano, Dia Internacional da Mulher. A …

Em investimento de quase R$ 5 milhões, Hussein Bakri inaugura obras e libera recursos para União da Vitória

Dando início às comemorações dos 134 anos de União da Vitória, o deputado e Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri, inaugurou obras e assinou a liberação de recursos para o município que, somados, chegam a quase R$5 milhões. Os investimentos são na área de educação, equipamentos urbanos e pavimentação asfáltica. “União …

OPINIÃO: "Curitiba vale ingresso para 2026"
OPINIÃO: “Curitiba vale ingresso para 2026”

A questão não é apenas matemática, quase 20% do eleitorado, o fato é que Curitiba é o centro do universo político do Paraná, onde brilha, soberano, apenas um sol, que nasce e se põe no Iguaçu. Diferente do céu candango onde ainda persistem dois sóis, um de cada lado, embora, atualmente, de grandezas diferentes. Como …

OPINIÃO: "O Big Brother do STF"
OPINIÃO: “O Big Brother do STF”

Em setembro do ano passado, quando as provas da delação da Odebrecht foram anuladas pelo ministro Dias Toffoli, escrevi o artigo “O STF editou a história do Brasil”. No texto, explicava que o Tribunal se respaldava na força de suas decisões para virar o editor geral da nação. A conduta não ficou restrita apenas a …